segunda-feira, 5 de julho de 2010

Dez passos para criar um diário eletrônico

Durante o período da infância, adolescência -principalmente- muitas pessoas, em sua grande maioria mulheres, precisam de alguma coisa, especificadamente, um lugar, no qual possam guardar as suas mais doces lembranças. Muitas delas escolhem simples cadernos e com a sua imaginação, o decoram, mas, no intuito de junto com as figuras e demais adereços, “postar” todos os seus segredos.

Com o passar do tempo, principalmente, com o aparecimento da internet, novos aplicativos -programas- foram desenvolvidos, para que pudessem servir com tal intenção: a de escrever e guardar -agora- publicamente os textos, íntimos ou não. A diferença está na questão da privacidade e do conteúdo, todos tem acesso e muitas pessoas se identificam com aquilo que está escrito e levam para suas vidas.

Um desses programas, mais conhecido como diário eletrônico é o blog. Para melhor compreensão, vamos a seguinte explicação: o termo blog é uma contração do termo norte-americano "Web log" e se trata de um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou "posts", que estão organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta pelo blog da pessoa, como consta no site de pesquisas Wikipédia-Enciclopédia Livre.

Para sair da teoria e entrar direto na prática, fizemos uma lista, dos dez passos principais, utilizados para criação de um diário eletrônico. Este caminho, também foi proposto para desenvolvimento do nosso trabalho, que era de criar o blog: Na Feliz Idade -geral- e dos demais: Feliz-Idade2010, Feliz Idade 2 e Feliz Idade 3, realizado por um grupo de senhoras, que participam de um projeto desenvolvido pela prefeitura da cidade de Petrolina (PE), para “melhor” idade. O grupo que escolhemos para trabalhar foi: “Cuida bem de mim”, orientado pela professora: Francisca Erivânia L. Marques, chamada de Pró Vânia.

Quer ir para prática? Siga os caminhos abaixo:

1. Tema

A primeira coisa é saber sobre o que escrever e, uma vez decidido o tema, deve-se certificar se os envolvidos dominam bem o assunto. Outra coisa importante é pesquisar se o assunto escolhido está muito saturado na internet. Para isso, basta apenas dar uma passada bem rápida no Google e pronto.

2. Uniform Resource Locator-URL

A URL é o endereço do blog na internet. Um exemplo: os blogs do aplicativo Blogger, tem o seu final sempre com blogspot.com, que é o domínio onde o blog está hospedado. Mas, é possível alterar o domínio blogspot.com por um .com, .com.br, .net e etc. Assim, o endereço ficará mais elegante e somente os experts conseguirão perceber que é um blog do Blogger.

3. Template

Uma vez decidido o tema e o endereço do blog, precisamos escolher um bom template –modelo do documento, a apresentação visual do blog- que esteja de acordo com o assunto abordado e que tenha um layout - esboço mostrando a distribuição física, tamanhos e pesos de elementos como texto, gráficos ou figuras- e com aspecto profissional. E se caso o blogueiro –usuário- ainda não se sinta muito à vontade com o html, deverá usar um já customizado e, de preferência, com os hacks - referem-se a uma modificação de um programa ou dispositivo para dar ao usuário o acesso a recursos que não estão disponíveis- mais comuns já instalados. O blog deve ser de fácil navegação para que os visitantes se sintam à vontade..

4. Widgets

São os componentes de uma interface gráfica do usuário, que inclui janelas, botões, menus, ícones, barras de rolagem, etc. Ou seja, escolhido o template, devemos agora deixá-lo funcional. Por melhor que ele seja, sempre vai ficar faltando alguma coisa e um blog precisa mostrar, no mínimo: os posts mais recentes, os marcadores, uma caixa de busca e o arquivo de postagens. Para que os futuros leitores vejam e gostem do que encontram nele. Assim como no caso dos templates, diversos blogs disponibilizam códigos para widgets.

5. Posts

Nos blogs, o post se trata de um registro de informação. É uma espécie de artigo - independente do tamanho que tenha - e que pode conter não só texto, mas também imagem, áudio e vídeo. E como agora já temos um nome, um tema, um endereço e um template funcional, que tal começarmos a escrever? Para tanto, é imprescindível o domínio da Língua Portuguesa. A maioria dos blogueiros recorrerem aos corretores ortográficos. E uma sugestão de corretor ortográfico é o site ortografa.

6. Feeds

E depois de algumas postagens, está na hora de colocar um feed no seu blog. O melhor serviço para é o FeedBurner. Coloque um widget bem visível, convidando os leitores a assinar o seu conteúdo. Entretanto, entenda que feeds, são listas de atualização de conteúdo de um determinado site, escritas com especificações baseadas em XML – formato de página da internet, em que os usuários recebem, sem visitar o site, as informações sobre as atualizações que ocorreram.


7. Contador de visitantes ou Contador de Usuário Online

Já pensou em recomendar seu site, a sua página na internet, para mais pessoas, e ter ainda mais visitas? Por isso, criou-se um aplicativo, que serve para mostrar quantas pessoas têm visitado de seu site, desta forma, o blogueiro saberá se esta ou não fazendo um bom trabalho. Uma dica, é que o melhor contador de visitas é o Google Analytics.

8. Divulgação

Existem diversos sites que funcionam como indexadores de blogs. No Brasil, o melhor e mais conhecido é o BlogBlogs e lá fora é o Technorati. Cadastre o seu blog!

9. Monetização

Quer ganhar dinheiro com esse blog? O melhor ainda é o Google AdSense - cujo cadastro também poderá ser feito na conta do Google, do usuário.

10. Sitemap

Crie um sitemap –pode ser uma representação hierárquica da estrutura de um site, composta por páginas web ou um arquivo tipo XML com metadados (última atualização, freqüência da alterações, relevância em relação a outros URLs, etc.), otimizando os resultados de um busca- para o seu blog, a fim de facilitar a indexação - é a atribuição a um dado documento de um conjunto de descritores que definem o seu assunto ou conteúdo ideológico- pelos robôs do Google. Cadastre-se no Google Webmaster Tools .


Mas, antes de você criar seu blog, fique com as impressões da aluna do sexto período de Jornalismo em Multimeios: Celane Rosa, sobre a realização deste trabalho: “Achei maravilhoso poder ter trabalhado com elas, aprendi muita coisa e ensinei também. A troca de experiência na qual nos submetemos foi uma coisa que não se pode comentar, deve-se se permitir sentir, estou sem palavras e bastante encantada com o que pude viver nessa experiência.”

Agora sim, depois de seguir os passos, da forma correta, crie seu blog e se divirta!

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